facebook twitter flickr G+ youtube

Sexta, 06 Setembro 2013 09:43

Bolsa Alfabetização e Aluno Pesquisador

Programa Bolsa Alfabetização oferece experiência aos universitários e reforça a alfabetização dos alunos da 1ª série

O projeto Aluno Pesquisador tem dois objetivos principais. Um é desenvolver os conhecimentos e as experiências necessários aos jovens futuros profissionais da Educação para exercerem a função docente no processo de alfabetização de alunos da primeira série.

Também visa a tornar ainda mais completa a assistência dada aos alunos da primeira série do Ciclo I do Ensino Fundamental, apoiando os professores dessas turmas na complexa ação pedagógica de garantir a aprendizagem da leitura e da escrita, por todos os alunos, no final do primeiro ano letivo.

O Aluno Pesquisador insere-se no Projeto Bolsa Alfabetização no qual o Governo do Estado oferece à universidade parceira uma bolsa para cada sala de aula atendida na rede estadual.

Assim, o projeto possibilita ao jovem estudante ter experiência antes de se formar e ainda colabora com a educação das crianças oferecendo mais um apoio na sala de aula. Criado em março de 2007, já atende 670 classes de primeira a quarta série da Capital.

Para participar, as universidades devem ter em sua grade cursos de Pedagogia, Normal Superior, de Letras (com habilitação para o magistério) e/ou alunos de pós-graduação cursando disciplinas da área pedagógica voltadas para a metodologia de ensino.

Secretaria Estadual de Educação

Fundação para o Desenvolvimento da Educação FDE